top of page

Caderno Leitor-Resposta

  • Foto do escritor: Laura Lopes
    Laura Lopes
  • 17 de mai. de 2025
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de mai. de 2025

Um caderno Leitor-Resposta serve para que você possa registrar suas opiniões pessoais sobre o que você leu, mas essa opinião não precisa ser algo extremamente sofisticado. Você pode, por exemplo, descrever como você se identificou com uma história, o que ela te fez sentir, ou o que você gostou sobre uma cena específica de um livro. 


O objetivo aqui é criar um lugar onde você possa compartilhar reações pessoais que obras literárias geraram em você, quase como se você  estivesse falando sobre elas para um amigo, e não existe certo ou errado para isso.


Comece o seu caderno Leitor-Resposta 

Um caderno LR te dá a oportunidade de descobrir o que você realmente pensa sobre o que você lê. Você pode fazer anotações enquanto lê, como o que você gostou sobre os personagens ou os eventos que você menos gostou.


Após separar um lugar em seu CDP ou escolher um caderno somente para escrever seu Leitor-Resposta, comece a escrever. Ao longo da sua escrita, tente achar evidências para sua opinião: se o seu tema central for "eu gostei do livro", tente achar exemplos específicos que sustentem essa opinião. 



Exemplo -- O Leitor-Resposta feito pelo estudante estadunidense Dan Felten ao ler a obra de John Steinbeck, "As vinhas da Ira".


Eu acredito que por muitas vezes escritores tão chamados de intelectuais consideram a raça humana basicamente sem esperança. O problema com esse tipo de pensamento se dá pelo fato de que ele é normalmente baseado em suposições pessoais sobre a raça humana como um todo. Esse pensamento raramente leva em consideração as esperanças e triunfos de indivíduos. 


O romance de John Steinbeck, As Vinhas da Ira, não negligência essas esperanças e triunfos. Ao terminar o livro, fui deixado com o sentimento de que talvez as pessoas não fossem tão desesperadas como por vezes pareciam. Como sempre, Steinbeck foi bruto ao discutir numerosos males que pessoas afligem umas sobre as outras, mas ao mesmo tempo nos ajudou a enxergar como essas pessoas lutam para superar tais males. Esse é o ponto principal em As Vinhas da Ira, um ponto que eu sinto ser frequentemente esquecido. Oficiais podem ser maus e fazer coisas más, mas eles não podem carimbar as esperanças e sonhos de pessoas comuns. No final do romance, Steinbeck nos ajuda a compreender que a esperança que faísca em Joads nunca poderá ser apagada.*

Dan Felten, Evanston Township High School, Evanston, Illinois


A leitura é um processo de descoberta, o qual nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor, por meio de experiências e ensinamentos relatados em forma de histórias. Ao ler "As Vinhas da Ira", o estudante Dan Felten ficou particularmente atraído pelo modo corajoso no qual pessoas comuns enfrentaram o adversário, e isso foi explorado em seu Leitor-Resposta. 


No primeiro parágrafo, Felten começa apontando o pessimismo indevido encontrado em demasia em escritores modernos e intelectuais. Ele então, no segundo parágrafo, explica o porquê de ele gostar do otimismo ilimitado que está presente nas obras de Steinbeck. 


Aqui estão algumas perguntas para considerar antes de registrar seu Leitor-Resposta:


  1. Como você se sentiu ao terminar a leitura? Feliz? Triste? Inspirado? Confuso? Irritado?

  2. O que você mais gostou sobre a obra? Tem algo que você mudaria? O que?

  3. Você concordou com tudo o que leu? Você gostaria de discutir (no bom sentido) com o autor? O que você diria?

  4. Você aprendeu algo que não sabia antes? O que?


Aqui estão algumas ideias para começar:


  • Pense em uma história ou novela que tenha um personagem com o qual você se identificou. Explique o porquê.

  • Escreva uma resenha breve sobre algum livro de sua escolha. Inclua os pontos fortes e os pontos fracos sobre o livro, além de qualquer sugestões que você possa ter para melhorá-lo.

  • Crie um anúncio que você acha que irá ajudar a vender algum livro de sua escolha.

  • Re-escreva uma cena importante por um ponto de vista diferente. 

  • Crie uma nova capa com um novo design e informação sobre o autor na orelha de dentro. 

  • Liste perguntas sobre como o livro foi organizado. 



Sugestões de Atividades --

.....

CDP

Comece a explorar suas reações à coisas que você tenha lido. Faça uma lista com obras que você leu recentemente e classifique-as —por exemplo, a mais engraçada, a mais triste, ou algo que você discorda.


.....

Caderno LR

Escreva sobre uma obra literária que você leu recentemente e gostou (4-6 parágrafos). Use a lista abaixo para lhe guiar:


  • explique claramente o que você gostou ou não gostou sobre a obra

  • descreva quaisquer auto-descobertas ou percepções que você teve.

  • explique como você se sentiu ao terminar a leitura.

  • seja claro e objetivo. 


.....

Jornalismo

O jornal da escola lhe pediu uma resenha de duas páginas sobre um conto ou livro que você tenha lido recentemente. Vasculhe o seu caderno LR e se baseie em alguma review ou opinião que você tenha escrito. Escreva sobre o que a literatura pode trazer para outras pessoas. Conclua com a sua recomendação pessoal sobre ler ou não ler a obra. 


.....

Falando e escutando

Apresente a sua resenha oralmente para alguém. Considere o método mais efetivo para persuadir essa pessoa sobre sua própria recomendação relativa ao conto ou livro. Quais técnicas você pode usar para persuadir o ouvinte a ler ou a não ler a literatura?




_________________________________________________________________________

*I think that far too often writers and so-called intellectuals consider the human race to be basically hopeless. The problem with this kind of thinking is that it is usually based on personal assumptions about the human race as a whole. It rarely takes into account the personal hopes and triumphs of individuals. 

John Steinbeck’s novel The Grapes of Wrath does not neglect these hopes and triumphs. When I finished the book, I was left with the feeling that perhaps people aren’t quite as hopeless as they sometimes seem. As always, Steinbeck is blunt in discussing various evils that people inflict upon one another, but he also helps us see how they strive to overcome these evils. This is Steinbeck’s main point in The Grapes of Wrath, a point that I feel is often overlooked. Officials can be evil and do evil things, but they cannot stamp out the hopes and dreams of ordinary people. At the end of the novel, Steinbeck helps us understand that the hope that flames within the Joads will never be quenched.





Referência:

Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 10, Student Edition

Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 12, Student Edition

Comentários


bottom of page