top of page

Usando um Caderno de Pensamento

  • Foto do escritor: Laura Lopes
    Laura Lopes
  • 15 de mai.
  • 2 min de leitura

Usar um Caderno de Pensamento (CDP), ou diário, caso essa palavra não aflija em você um preconceito desnecessário, te ajuda a entrar em contato com seus sentimentos e pensamentos mais profundos, aqueles que você não quer contar para ninguém, mas que queria contar para alguém. 


Mídia Wix. Escrevendo no Diário.
Mídia Wix. Escrevendo no Diário.

Um CDP é um lugar no qual você pode conversar consigo mesmo, ser honesto, derramar seus pensamentos sobre as páginas para conseguir ver com mais clareza seus problemas, dificuldades, ou mesmo todas as coisas pelas quais você dever ser grato. Esqueça opiniões alheias, medo se soar ridículo, e até mesmo a gramática. Só escreva. O diário deveria ser uma cópia bruta do seu próprio cérebro, suas ideias e pensamentos mais pessoais — tenha certeza de guardá-lo bem, aliás. 


Um diário pode ser utilizado para registrar as mais variadas informações. Se você acha que não tem pensamentos o suficiente para encher um caderno, não tem problema! Seu diário é o seu cérebro, e cada pessoa tem um. Algumas sugestões de tópicos para tentar anotar em seu caderno:

  • Leitor-resposta, para registrar suas reações a obras lidas;

  • Registro de aprendizado, para monitorar seu progresso na escola;

  • Descobrir mais sobre o mundo;

  • Aumentar seu autoconhecimento;

  • Rascunhar uma carta de amor;

  • Colecionar perguntas;

  • Anotar ideias para futuras histórias;

  • Rascunhar os começos, meios e finais de histórias;

  • Escrever partes de conversas aleatórias que você ouviu em um corredor;

  • qualquer outra coisa que te deixe pensativo sobre as pessoas e suas histórias. 


Espero ter conseguido te dar um norte com alguma dessas sugestões!


Escolha um momento do dia no qual você se sente mais inspirado e tente escrever com frequência. Leve seu diário nos lugares que puder para fazer anotações sobre acontecimentos imediatos, ou escreva em uma folha separada para não se esquecer, e então anexe ao caderno.



Sugestões de Atividade --

.....

CDP

Suponha que seu CDP será encontrado por historiadores daqui a 200 anos. O que o conteúdo desse CDP revelarão sobre sua personalidade? Escreva uma pequena lista com detalhes sobre você que poderiam ser relevantes para futuros leitores. Certifique-se de que sua individualidade transpareça em seus escritos. 


.....

Escreva um contrato

Tente redigir um contrato de comprometimento com a escrita regular em seu CDP. O contrato deve conter seus objetivos: os tipos de informações que você gostaria de escrever e o número mínimo de registros ou tempo que você irá dispender para escrever cada semana. Lembre-se de criar objetivos realistas, mas desafiadores. Assine e ponha a data no contrato.


.....

Arte

Imagine que você está olhando para as obras de Gustav Klimt em uma exibição. Escreva sobre isso em um registro em seu CDP. Descreva em detalhes o suficiente para que você se lembre de como a obra se parece. Depois, escreva sua impressão pessoal sobre a obra.


  • Gustav Klimt, Portrait of Maria Beer-Monti, c. 1915


.....


Falando e escutando

Em um pequeno grupo, discuta os prós e contras de manter um diário. De que maneiras a escrita diária tem auxiliado na aprendizagem sobre escrita? Como te ajudou em seu autoconhecimento? Quais são os desafios para manter um diário? Como você tem lidado com esses desafios?





Referência:

Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 10, Student Edition

Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 12, Student Edition


Comments


bottom of page