Pré-escrita: Escolhendo um Tema
- Laura Lopes
- 2 de mai.
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de mai.
Muitas vezes, você precisa escrever um texto sobre algo que você tem em mente ou que foi pedido, como uma crônica sobre algo do cotidiano, ou uma crítica a um filme que você goste. Mas como saber qual situação do cotidiano? Como escolher o filme certo que irá desfolhar sua criatividade?

Existem muitos métodos usados por escritores para explorar um tópico maior, e encontrar o tema certo. Veja como o escritor jornalista Wayne Swanson usou o método de escrita livre, ou escrita corrida, para encontrar um tema dentro do tópico “Nativos da América do Norte”.
“Triste fato, pouco nos resta da cultura dos Nativos Americanos—tempo, conquistas, conversas, desenvolvimento foram enterrados. Mas a história é longa, e se você souber onde olhar, é possível se ter um vislumbre do mundo antes dos brancos chegarem. Então, eu poderia focar nesses vislumbres de suas heranças perdidas, cestas e potes de cerâmica em missões, mas também evidência de do poder que erradicou boa parte de sua história. Talvez construir uma imagem da vida ao longo do vale de San Luis Rey. Onde ficavam suas colonizações? O que eles faziam?”.
Agora, compare suas anotações com o trecho publicado:
“Imagine um tempo quando o rio de San Luis Rey correu livre, mesmo em anos de seca. Imagine os campos irrigados de milho e grãos prosperando em seus vales. Imagine pequenas e autossuficientes vilas ao longo dos declives do vale, espalhados por todo o comprimento do oceano até Sr. Palomar e além. Em outras palavras, imagine o interior de San Diego antes dos desbravadores europeus declararem sua posse. À medida que o desenvolvimento avança incessantemente pelo vale, as evidências desta era anterior tornam-se cada vez mais difíceis de encontrar. No entanto, os vislumbres permanecem. Eles permanecem na paisagem e nos esforços dos Nativos Americanos e de outros para manter o que resta.”
Wayne Swanson, “Exploring Proud Past of Indians” Los Angeles Times
Você, assim como Wayne, e outros escritores, está cheio de ideias escondidas no seu cérebro, basta saber como achar.
Aqui estão algumas técnicas para alcançar essas ideias e explorar a sua criatividade:
Escrita corrida
Esse método consiste em escrever livremente, sem parar, por um período de tempo. Pode ser sobre qualquer coisa, e pode acabar em qualquer lugar. Você pode começar a escrever sobre qual filme gostaria de comentar, e terminar detalhando o porquê você acha que begônias são melhores do que rosas. Entre 5 e 10 minutos, somente escreva. Se ficar sem ideias, não pare de escrever, escreva literalmente “estou sem ideias” para que seu cérebro não pare de trabalhar.
A ideia é deixar suas ideias fluírem, enquanto as anota no papel antes que sumam. Você pode começar onde quiser, e ir para onde quiser. Não tem regra, nem linha reta, apenas não pare de escrever.
“O papel de animais em pesquisas médicas é um tópico interessante. Mas em quais aspectos? Quais animais são usados e por quê? Talvez escolha uma espécie e descreva o experimento feito. Posso incluir precauções de segurança relacionadas a utilização de animais. Eu poderia escrever sobre direitos e leis que protegem os animais. Controvérsias sobre animais e pesquisas. Eu poderia investigar isso. Poderia dar minhas próprias opiniões no papel vital de animais na pesquisa.”
Shella Calamba, Lincoln Park High School, Chicago, Illinois
Dicas para a escrita corrida:
Deixe seus pensamentos fluírem — ideias, memórias, qualquer coisa que vier à mente.
Não edite ou julgue seus pensamentos; somente os escreva. Você pode avaliá-los mais tarde.
Não se preocupe com ortografia, pontuação, gramática ou mesmo sentido; apenas continue escrevendo.
Se você parar, reescreva sua última frase ou escreva “Estou preso” até que uma nova ideia surja.
Brainstorm
Na escrita corrida você trabalha sozinho, carimbando seu cérebro no papel para julgar depois. Já no brainstorming, a tarefa é realizada em grupo, de 3 a 5 pessoas. Escolha alguém para guiar a sessão, fazendo anotações, perguntas guia, etc., ou somente deixe que as perguntas fluam, caso acredite que seu grupo permanecerá focado. As respostas irão gerar novas ideias, ao passo que cada comentário irá gerar uma nova linha de pensamento. Ao fim de 10 a 15 minutos, você terá uma variedade de ideias, que, presumivelmente, você anotou.
Dicas para brainstorming
Escolha alguém para listar ideias conforme elas forem chamadas.
Comece com um tópico (como invenções) ou uma pergunta.
Incentive todos a participar livremente.
Aceite todas as ideias; não as avalie agora.
Siga cada ideia até onde ela for.
Clustering
Uma forma de utilizar o brainstorming sozinho, é fazendo um mapa mental. Coloque o tópico central no meio, e faça conexões ao redor.
Dicas para o mapa mental:
Comece com uma palavra-chave ou frase circulada no centro do seu papel.
Faça um brainstorming para descobrir ideias relacionadas; circule cada uma delas e conecte-as à ideia central.
Ramifique com novas ideias que refinem as ideias existentes adicionando detalhes.
Revise seu gráfico, procurando ideias ou grupos de ideias que lhe interessem.
Afunilando seu tema
Além de te ajudar a achar o tema ideal, os métodos de pré-escrita também podem ser úteis para afunilar o que será discutido no seu texto, dentro de determinado tema, caso você precise fazer um texto curto, conto ou mesmo um parágrafo.
Looping—É uma forma de focar em algo específico. Revise sua escrita corrida e escolha uma das ideias de lá. Com essa ideia, faça mais uma seção de 5 minutos de escrita corrida. Escolha uma ideia da segunda sessão e repita o processo, até ter certeza de que seu tema está específico o suficiente.
Sugestões de Atividade --
.....
Faça um Mapa Mental e rascunhe um parágrafo:
Quais atividades requerem muito esforço, mas valem a pena no final? Faça um mapa mental para te ajudar a pensar sobre essa pergunta. No meio, escreva “O que vale a pena o esforço?” Nas bolhas seguintes, escreva as respostas que vierem a mente. Após reunir várias ideias, escolha uma e faça uma escrita-livre para descobrir por que o esforço vale a pena.
.....
Ouvindo e falando
Em um pequeno grupo, use o brainstorm para criar uma lista de tópicos interessantes para redações ou histórias. Para começar, peça a todos do grupo para falarem a primeira palavra ou frase que vem a mente. Depois, use algumas para o ponto de partida, e divirtam-se.
Referência:
Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 10, Student Edition
Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 12, Student Edition
Comentarios