Mata Atlântica
- Laura Lopes

- 5 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mai. de 2025
Você sabia:
Um dos biomas com mais biodiversidade do mundo se encontra aqui no Brasil, e eu não estou falando da Amazônia, por mais que ela seja um bioma com muita biodiversidade. Estou falando da Mata Atlântica, um bioma que poucos conhecem, mas com uma importância sem igual para o nosso país. Apesar disso, ela vem sofrendo grave desmatamento e está quase sendo extinta. Veja mais a seguir.

Primeiramente, o que é a Mata Atlântica:
A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que se encontra nas regiões sul e sudeste, abrangendo 17 estados—sendo alguns dos principais Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O bioma contém 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes, sendo que vários desses animais correm risco de extinção, entre eles o mico-leão-dourado, capivara, onça-pintada, bicho-preguiça, tucano, arara, etc. A Mata Atlântica também possuí 20.000 espécies vegetais, correspondendo a mais de 35% das que existem no Brasil.
Descubra a importância da Mata Atlântica:
Mais de 70% dos brasileiros dependem dos recursos naturais encontrados na Mata Atlântica. Ela é extremamente importante, pois possui um solo muito fértil e é um grande abastecedor de alimentos, além de fornecer água para mais de 100 milhões de brasileiros. A Mata Atlântica é também a casa de diversas espécies exóticas que correm risco de extinção, e assim como muitas outras florestas, ela transforma gás carbônico, prejudicial ao ser humano, em gás oxigênio, mantendo o ambiente menos poluído e o equilíbrio climático.
Mas como a Mata Atlântica foi tão destruída?:
Originalmente esse bioma representava 15% do território brasileiro, sendo que hoje em dia sobram somente 8% dele. O desmatamento começou lá com o descobrimento do Brasil, mais especificamente em 1530. Eles começaram a levar recursos daqui do Brasil que lá na Europa não tinham. O que eles mais levaram foi pau-brasil, mas isso não foi a única coisa, eles também desmataram para plantar café, e em 1532, começaram a desmatar para fazer canaviais (plantação de cana-de-açúcar). Atualmente eles também usam muitas madeiras nativas como combustível, sem contar com o desmatamento para construir indústrias, comércios, prédios, civilização, etc. E algumas pessoas até hoje pegam recursos naturais de lá para vender pela internet ilegalmente.
Saiba como fazer sua parte:
Algumas atitudes que podemos tomar para salvar este bioma, tão importante na vida de muitos brasileiros, são:
Não jogar lixo na natureza;
Não comprar plantas nativas da Mata Atlântica vendidas ilegalmente;
Denunciar todo comércio ilegal de plantas nativas ou de animais silvestres;
Comprar apenas produtos feitos de madeira certificada;
Valorizar empresas que respeitem o meio ambiente;
Utilizar produtos biodegradáveis sempre que possível;
Evitar o consumismo excessivo e desnecessário;
Apoiar medidas de recuperação ambiental e plantio de árvores.
Referência
MATA ATLÂNTICA - A biodiversidade brasileira. Disponível em: https://www.sosma.org.br/mata-atlantica/. Acesso em: 31 mar. 2025.
A IMPORTÂNCIA DA MATA ATLÂNTICA. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica. Acesso em: 31 mar. 2025.
DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA E SEUS EFEITOS. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/que-fazemos/defesa-de-florestas/mata-atlantica/. Acesso em: 31 mar. 2025.
MATA ATLÂNTICA - A biodiversidade e sua preservação. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/biomas/mata-atlantica. Acesso em: 31 mar. 2025.


Comentários