top of page

Energias Renováveis

  • Foto do escritor: Laura Lopes
    Laura Lopes
  • 1 de mai. de 2025
  • 5 min de leitura

Fontes de energia renováveis, como o nome indica, são fontes que se renovam naturalmente, por meio de ciclos e fenômenos presentes na natureza, como o sol, o vento ou a água. São exemplos de fontes renováveis:

  • hídrica (energia da água dos rios);

  • solar (energia do sol);

  • eólica (energia do vento);

  • biomassa (energia de matéria orgânica);

  • geotérmica (energia do interior da Terra);

  • oceânica (energia das marés e das ondas).


Mídia Wix. Placas de painéis solares no campo.
Mídia Wix. Placas de painéis solares no campo.


A principal característica atrativa dessas fontes é que elas produzem energia limpa, ou seja, não emitem gases de efeito estufa (GEE) como resultado químico de sua utilização, gerando um impacto positivo no meio ambiente, preservando nosso planeta de consequências degradantes. Isso significa que podemos usá-las sem restrições ou preocupação?


Apesar de "nunca acabarem” e de não apresentarem risco ao meio ambiente, existem inúmeros fatores que devem ser considerados nesta equação. O alto custo inicial para se implementar um sistema gerador de energia natural pode ser muito alto. Pense em barragens, por exemplo, estrutura fundamental para criação de energia hidráulica. No Brasil, temos a hidrelétrica Itaipu Binacional como exemplo disso, construída em parceria com outros países, a barragem tem 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura, custou mais de US$ 85 bilhões. Tais valores são investimentos, e acabam gerando uma alta rentabilidade futura, porém continuam sendo um empecilho muitas vezes.


Além disso, recursos naturais apresentam características intermitentes, variando durante o dia ou ano, como a energia eólica, quando não há vento, ou a energia hídrica, em períodos de estiagens (seca), e limitações geográficas para instalação de painéis solares ou turbinas eólicas. Por esse motivo, as fontes de energia não renováveis, como o carvão ou o petróleo, apesar de grandes poluidores, ainda são muito utilizados em diversos lugares, devido a sua alta eficiência. Uma das fontes de energia renováveis mais eficientes vem do sol, por células fotovoltaicas que atingem uma média de 20% de eficiência na conversão de luz solar para energia. Por outro lado, o petróleo, como energia não renovável, pode apresentar até 40% de eficiência no mesmo processo.


A energia renovável proporciona para a humanidade inúmeros benefícios. Sendo uma meta internacionalmente, essas fontes de energia podem salvar o planeta, proporcionar a melhora na qualidade de vida de seus habitantes, e impulsionar a economia de nações, pois uma vez implementadas, as fontes de energia não precisam ser constantemente repostas, pois se renovam independentemente. Ainda assim, uma série de estimativas e estudos indicam que um século é provavelmente o tempo mínimo necessário para uma revisão total do sistema energético e uma transição completa para energias renováveis, mesmo que um progresso significativo já esteja em andamento.



Fontes de Energia Renováveis


Energia Hídrica: 

Gerada a partir de rios, utiliza tanto seu fluxo natural, como barragens quando necessário. Transforma energia cinética do movimento da água em energia elétrica, e é a fonte mais utilizada no Brasil. Com tantas vantagens, essa opção pode causar grandes transtornos para a fauna e flora de regiões afetadas pela repentina mudança no ecossistema. Situação semelhante se apresenta em fontes de energia oceânica, onde, no lugar de barragens, as próprias ondas do mar são usadas para girar as turbinas e transformar energia.


Energia Eólica: 

Gerada a partir dos ventos, grandes turbinas eólicas (com uma média de 200 metros de altura) transformam a energia do movimento das hélices das turbinas em energia elétrica. Apesar dos parques eólicos necessitarem de muito espaço, é amplamente usada devido a condições geográficas favoráveis presentes em regiões do Brasil, como o Sul e o Nordeste.


Energia Solar:

Cada vez mais utilizada, a energia do sol apresenta grande potencial devido a sua abundância. Painéis solares são usados em grandes campos destinados a isso ou diretamente acima das casas para gerar energia. Nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar (luz) interage com um material semicondutor (geralmente, o silício), gerando eletricidade diretamente.


Energia Geotérmica: 

Energia gerada a partir do calor encontrado no manto terrestre. As placas tectônicas no manto terrestre criam fissuras que permitem com que o calor suba a superfície, geralmente em forma de erupções vulcânicas ou gêiseres (águas quentes subterrâneas). Em tais lugares, com excesso de vapor e água quente, o subsolo é perfurado para que se possa conduzir esse vapor para um gerador de energia elétrica. 


Energia da Biomassa:

Gerada a partir da queima de materiais vegetais e orgânicos. A lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira ou resíduos agrícolas, após sua decomposição, produzem gases usados para gerar energia. Da queima, podemos usar o calor diretamente, usando lenha para cozinhar, por exemplo, ou ainda pode ser utilizada para aquecer água e produzir vapor em alta pressão, usado para acionar turbinas e geradores elétricos. 



Dados rápidos— 

As primeiras utilizações da energia solar datam em 800 a.C., na Grécia Antiga. Eles usavam a energia solar indiretamente para aquecer suas casas e a água para banho, e até desenvolveram uma arquitetura que aproveitava ao máximo a luz do sol e o calor para usá-lo durante o dia e conservá-lo à noite.


O petróleo está na sua vida muito mais do que somente para a movimentação de máquinas e veículos. Quando você acorda de manhã, vai escovar os dentes com uma escova de plástico proveniente do petróleo. A água que você utiliza percorre seu caminho até a torneira em tubos de PVC, uma substância proveniente de petróleo. Roupas, meias e sapatos podem ter derivados de petróleo.


A International Energy Agency (IEA) projeta que, até 2030, as energias renováveis poderão representar cerca de 50% da eletricidade mundial, com a energia solar e eólica como os principais motores dessa expansão.


A energia renovável representa cerca de 30% da geração global de eletricidade, com grandes variações dependendo do tipo de fonte e da região.


O investimento global em energias renováveis tem aumentado significativamente. Em 2022, o investimento em energia solar e eólica foi de mais de $500 bilhões, superando os investimentos em combustíveis fósseis.


Em 2022, cerca de 83% da eletricidade gerada no Brasil vinha de fontes renováveis, destacando-se principalmente a energia hidrelétrica, eólica, solar e biomassa.


O Brasil tem o maior mercado de energia solar da América Latina e uma das taxas de crescimento mais rápidas no mundo.








Referências

Comentários


bottom of page