top of page

Escrita Pessoal — Sugestão de Trabalho #2

  • Foto do escritor: Laura Lopes
    Laura Lopes
  • 2 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Contexto

Sua escola decidiu publicar um adicional para o anuário desse ano, um anexo de escritas pessoais. Nele, irão conter textos inspirados em fotografias dos escritores, podendo ser qualquer foto, de sua própria escolha, mas que seja da sua pessoa. Além disso, o texto deve não somente descrever seu retrato, como também ser um ponto de partida para uma análise profunda sobre algo de si que você deseje compartilhar com seus colegas.


Propósito 

Escrever uma redação pessoal, na qual uma fotografia sua é a base para explorar e compartilhar aspectos sobre sua personalidade. 


Audiência 

Seus colegas, pais e professores. 


Tamanho 

Duas páginas.



Mídia Wix. Cartões postais vintages
Mídia Wix. Cartões postais vintages


Guia para o Trabalho 


Pré-escrita

Sua primeira tarefa é achar a foto certa. Se ainda não tiver uma favorita, procure por uma foto, sem requisitos, somente espera aquela que vai chamar atenção, e então explore os motivos pelos quais a escolheu. 


Após escolher a imagem, tenha em mente a estruturação do seu texto — decida o que funciona melhor para você e seu objetivo!

Você não precisa se limitar a somente uma foto. Vasculhe fotos de infância, ou até de quando você era bebê, e procure semelhanças e diferenças. Não esqueça da importância de opiniões externas! Fale com pais e amigos para ter mais ideias. 



    Peguntas-Guia

  • Como estou na foto?

  • Por que esta imagem minha me chama atenção?

  • Com quem eu me pareço?

  • O que a foto revela sobre mim?

  • O que a foto não revela sobre mim?

  • Qual versão minha mostrada pela foto?


Rascunho 

Ao tornar suas notas em frases e parágrafos, pense em qual tom você quer usar. Muitas vezes, um tom mais conversacional e amigável funciona. Tente usar um tom um pouco menos formal, e descreva os pensamentos como eles são no dia-a-dia, ou escolha um tom que mais se adequa aos seus objetivos. 


Conclua seu rascunho reforçando a ideia central. Você pode fechar o círculo, ou prever como o futuro irá afetar suas características. Lembre-se de incluir o que essa análise sobre si te ensinou. 


Revisando 

A revisão possibilita garantir que seu texto está cumprindo o propósito pré-estabelecido, o tom e a ideia principal que você decidiu no começo do processo. Agora não é a hora de se preocupar com gramática ainda. Após ler seu rascunho e considerar ele bom o suficiente, leia-o para seus colegas e professores, para ter certeza que seu tema ficou claro. 


Editando

Agora chegou a hora de revisar gramática e coerência textual. 



Sugestão -- 

Para o seu CDP, escreva sobre como foi o processo de escrita para essa atividade. Responda as seguintes perguntas no seu CDP: O que você mais gostou sobre a sua narrativa pessoal? Qual foi a parte mais difícil de escrever? O que você aprendeu no seu processo de escrita? Quais coisas novas você aprendeu como escritor?


Sugestão de leitura --

Caso você esteja estagnado e sem ideais, é recomendado a leitura: My Face, escrito por Gail Godwin.






Referência:

Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 10, Student Edition

Writer's Choice: Grammar and Composition Grade 12, Student Edition

Comentários


bottom of page